Decoração: a influência das cores

Diversos estudos psicológicos são feitos na tentativa de encontrar uma resposta de como as cores influenciam no comportamento das pessoas. Esses profissionais comprovaram a influência das cores no emocional e algumas experiências mostram que há uma reação física, quando estamos diante da  cor, no nosso organismo.
Ao visualizar as cores, a circulação sanguínea se intensifica, aumentando sua força, seguindo uma sequência que parte do azul, passando para o verde, o amarelo, laranja e o vermelho. Todas as reações apresentadas diante das cores são espontâneas, porém nenhum estudo científico conseguiu comprovar essa alteração no processo fisiológico natural do organismo.
Esses estudos são extremamente importantes no momento de decorar, pois podem alterar o resultado ambiente escolhido. É importante direcionar as cores ao tema escolhido e nas pessoas que irão participar dele. Por exemplo, o vermelho quando puro e olhado diretamente para ele, eleva rapidamente a pressão sanguínea alterando completamente o sistema neurovegetativo, já o azul tem efeito contrário, quando em contato direto diminui a respiração e o ritmo cardíaco, esse mesmo efeito acontece quando estamos com cores que gostamos e são agradáveis ao nosso organismo.
As cores também podem alterar a percepção de distância, volume e peso. Uma parede escura parece mais próxima do que com cores claras, com cores quentes, consegue-se deixar os ambientes mais aconchegantes. Um objeto claro tende a parecer maior e os objetos escuros, ao contrário, diminuem o volume. 
Às vezes o espaço escolhido não é tão grande, porém a pintura do local e a iluminação favorecem seu interior, dando uma nova disposição ao evento. Numa residência as pessoas que moram utilizam mais o local, nesse caso o ideal é que se faça uma mescla de cores para não enjoar ou deixar o ambiente cansativo.
Na sala de jantar, o ideal é criar atmosferas com diferentes cores dando ênfase a determinadas cores. Para estimular o ego, criar conversar e discussões estimulantes, o ideal é predominar o amarelo; em um ambiente mais sério, para atrair mais negócios recomenda-se o uso do azul. E para criar um ambiente com intimidade, por exemplo: uma festa familiar vale a  descontração usar o vermelho como predominância.

Portanto, a escolha da cor é fundamental na hora de definir os espaços, já que as cores influenciam o ânimo e o humor de quem está no ambiente, brincando com os instintos dos participantes, predispondo as pessoas para o descanso, estimulando-as para o trabalho e para atividades constantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brincadeira de criança: saco sensorial

Resenha: Shampoo AcquaFlora

Brincadeira de criança: Pote da Calma