Depilação: tudo o que você precisa saber


Por estarmos em um país tropical, a depilação de tornou muito popular no Brasil, afinal nós mulheres somos vaidosas e queremos nos mostrar lindas e com sinais de que cuidamos de nós mesmas.

Não há problemas em assumir os pelos, cada um faz o que acha melhor com seu corpo. O importante é se sentir bem! 

Mas é fato de que a depilação brasileira é muito famosa no exterior, pela forma como realizamos isso, nossas técnicas e o resultado final, todas amam.

Existem alguns métodos de depilação:

Lâmina: é um método simples, indolor e pode ser utilizado em qualquer parte do corpo. Este método corta o pelo rente a pele. Por ser superficial, ele não dura mais que dois ou três dias. E se a pessoa não for habilidosa, pode haver riscos de cortes na pele.

Fotodepilação: existem dois tipos: a laser e a luz pulsada. A diferença é que o laser possui somente um comprimento de onda e a luz possui uma única cor, e a luz pulsada possui vários comprimentos de onda e a luz branca que é a junção de todas as cores. Essas técnicas não são 100% definitivas, o resultado varia de pessoa para pessoa. Devem ser feitas em clínicas com profissionais capacitados, podendo ocorrer manchas e queimaduras se não forem feitas corretamente.

Depilação química (loções e cremes depilatórios): trata-se de um método simples, rápido e indolor. O processo químico remove a haste do pelo superficialmente, em aproximadamente 5 minutos. O tempo de crescimento é de quatro ou cinco dias. 

Cera quente: técnica bastante conhecida, é higiênica e remove os pelos pela raiz, pode ser aplicada em todo o corpo e com resultados que duram de três a quatro semanas. O calor da cera dilata os poros facilitando a saída do pelo. Todos os processos que arrancam o pelo são mais doloridos, mas depende da sensibilidade de cada pessoa a dor. O correto é descartar a cera logo após sua aplicação, não reutilizando a mesma em outra cliente.

Cera fria: procedimento econômico, pois é possível comprar as folhas com ceras prontas e aplicar na região desejada, não sendo recomendada para áreas como axilas e virilha. Com a cera fria, os poros não dilatam, fazendo com que seja mais dolorido que a cera quente. É indicada também para quem tem muitos vasos aparentes nas pernas, que podem romper com a cera muito quente. Esse método arranca os pelos também, durando de três a quatro semanas variando de acordo com o tipo de pelo.

Sistema roll-on: esse método é totalmente descartável e higiênico, uma vez que acabado a cera no recipiente, não é possível colocar cera novamente. É ótimo para áreas das pernas e braços. O aquecimento do aparelho deixa uma temperatura morna, somente para diluir o produto. Por arrancar os pelos, tem o mesmo tempo de crescimento da cera quente.

Cera hidrossolúvel: segue o conceito da depilação com cera natural. Essa cera é a base de água e não contem ingredientes de origem animal. O tempo de crescimento dos pelos é o mesmo das demais.

Vai depilar? vamos ao pré depilatório:

- esfoliação e hidratação são fundamentais durante o período entre as depilações. Para evitar pelos encravados, deve-se fazer esfoliação, até 3 vezes na semana, sendo a última 3 dias antes de próxima depilação, e hidratação diária. Pode fazer esfoliação com cremes próprios, luvas esfoliantes ou esponja vegetal de banho. escolhe-se um método e utiliza ele. 
Verifique se a profissional de depilação oferece esse serviço, podendo fazer com ela de forma profissional.

E o pós depilatório??

Após a depilação deve-se evitar exposição ao sol, pois podem ocorrer manchas na pele. As pessoas tem o costume de fazer depilação na sexta para pegar praia no final de semana, isso é um erro grave, programe-se para realizar o procedimento uns dias antes;

Nas próximas 24 horas pós depilação, evitar produtos à base de álcool que podem irritar a pele. Já existe no mercado desodorantes pós depilação, específico para as axilas;

Também nas 24 horas seguintes, usar roupas mais largas e confortáveis, para que a pele reaja melhor ao procedimento, livre de atritos e evitando pelos encravados e foliculite;

A esfoliação pode começar 3 dias após o procedimento, e mantê-la até 3 vezes na semana, conforme citado a cima;

Quem deve evitar a depilação??

- clientes que possuem doenças de pele infectocontagiosa, evitando novas contaminações. Qualquer mudança na tonalidade ou textura da pele, procurar um profissional;

- quem já extraiu nódulos ou que possuam nas regiões de axila e virilhas. Nesse caso, a cliente deve procurar conselho médico;

- clientes que tenham sofrido algum tipo de cirurgia nos últimos 6 meses, principalmente se há intenção de depilar a área;

- gestantes a partir do 3º mês e com autorização médica;

- axilas e mamilos no caso de amamentação, para evitar traumas nas glândulas mamárias e problemas na produção de leite;

- quem fez limpeza de pele num período inferior a 48 horas e há intenção de depilar a região:

- quem faz tratamento à base de ácido, a depilação somente é recomendada após 15 dias da aplicação;

- quem possuem varizes e é portador de diabetes tem a pele mais sensível, informar ao depilador.


Espero que este post ajude a esclarecer algumas dúvidas que sempre temos. Sempre contate o profissional para ver qual o melhor método a ser escolhido.

Já estou atendendo clientes nessa área. Quem tiver alguma dúvida ou quiser experimentar minha técnica, terei prazer em atender.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brincadeira de criança: saco sensorial

Resenha: Shampoo AcquaFlora

Brincadeira de criança: Pote da Calma