Economia

Não precisa ser muito inteligente para saber que o país está passando pela pior recessão desde 1930, isso mesmo 1930.

Não sou nenhuma especialista, mas a coisa está tão feia que o Banco central não consegue mexer na taxa básica (Selic), e como há muito mais produtos ofertados do que vendidos, em épocas como essa as pessoas não compram nada além do essencial, isso acaba baixando a inflação, pode não parecer, mas ela está baixando pouco a pouco. Porque o governo finalmente percebeu que se não fizer assim, as pessoas não terão condições de comprar além do mínimo necessário.

E é muito importante que as pessoas não parem de consumir, pois por conta disso as fábricas estão fechando, criando o maior desemprego da história que aumenta a cada dia. A cada vaga postada em qualquer rede social há centenas de pessoas se candidatando. A concorrência ficou absurda, as pessoas mais graduadas estão aceitando trabalhar pela metade do valor para não ficarem sem renda, e na pior das hipóteses, as empresas nem chamam vendo seu nível de graduação. Já nem sei mais se vale a pena ser formada ou não. Vale o conhecimento, não há como discutir isso, mas para o mercado não está valendo muita coisa. Por isso escrevi o post mudando de profissão, se você não leu clique aqui. E esse post já tem mais de 100 visualizações, então acho que não falei nenhuma besteira, rs.

Aí a gente fala sobre corrupção que está descarada na nossa frente e ninguém parece ter força suficiente para saná-la. Mas aí eu pergunto será que a corrupção está somente nos políticos? Eu vejo que a corrupção está em todos nós, sim todos os que não ligam seta do carro, que entram na contramão ou fazem manobras proibidas, as pessoas que compram no comercio informal, que muitas vezes alimentam o crime organizado, o que vemos quase todos os dias no noticiário, pessoas que compram passagem de transporte mais baratas de estelionatários. Não acham que está na hora de rever os conceitos? O comercio informal acontece pelo desemprego, afinal as pessoas precisam comer, mas vale pensar o que há por traz disso. Pessoas que dão dinheiro a crianças no farol, quando há um adulto escondido esperando o dinheiro. Isso é uma forma de corrupção.

Eu tive aulas com uma excelente professora de economia nas últimas semanas e é absurdo o quando o país está caindo em nível de credibilidade e confiança perante o mundo. Isso sem falar nas olimpíadas. Mas o fato é que as pessoas não querem arriscar investir em um país que tem impeachment em 2015. E isso vai virando uma bola de neve que está saindo do controle. A taxa de crescimento do país é uma das menores do mundo, para onde vai nosso dinheiro, corrupção dos políticos, claro. Gente não dá um medo, do tipo onde vamos parar com essas expectativas baixíssimas?

O pior de tudo é que o país tem um histórico, um potencial muito grande, o que falta são pessoas que parem de pensar em si, e pensem no bem maior. Governar um país é um privilégio para poucos, então tem que fazer valer sua posição.

Enfim, estamos em um momento de muita reflexão da vida mesmo, eu ainda acredito que o país pode se levantar, vai ser bem devagar, mas com pessoas que estiverem realmente a fim de fazer a coisa funcionar, nós podemos sim conseguir.

Não sei se todo mundo vai gostar do que escrevi, mas é um momento como disse de repensar os valores que aprendemos com nossos avós, e não pensar somente em si, afinal vivemos em conjunto, somos vizinhos, somos miscigenados de varias origens e temos capacidade para isso.

E não se esqueçam gentileza gera gentileza, e um sorriso nem que for a um estranho, não mata ninguém e pode fazer muita diferença na vida daquela pessoa.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brincadeira de criança: saco sensorial

Resenha: Shampoo AcquaFlora

Brincadeira de criança: Pote da Calma