Dicas para falar em público

Você tem medo de falar em público? As pernas ficam bambas, a mão sua e parece que você vai desmaiar a qualquer momento? Calma! É normal que algumas pessoas tenham mais dificuldades de fazer apresentações, principalmente quando alguém importante está na escuta.

Os sintomas da ansiedade acontecem por conta da sua mente trabalhar seus medos e inseguranças. Mas com alguns truques é possível se sair bem nessas situações.

Eu sempre tive muito medo de falar em público, ficava congelada. Até que percebi que quanto mais tempo você demora para ir na frente, no caso de um possível sorteio, eu ficava ainda mais tensa, então comecei a ir primeiro, minha confiança aumentou, pois como não havia comparativos ainda, era mais fácil de seguir a apresentação.

Sempre tenha domínio do assunto que vai falar, isso ajuda muito, principalmente nas possíveis perguntas que possam surgir depois. Quando se domina o assunto por maior insegurança que tenha, acaba fluindo naturalmente. Já previna-se com possíveis perguntas também e se antecipe nas respostas.

Segurar um papel com um roteiro do que vai falar também ajuda e caso tenha slides, coloque-os em ordem junto com a sua fala e vá apenas conduzindo. Não coloque no slide o que vai falar pois fica repetitivo. O slide deve ser complemento da sua apresentação, deixa-lo limpo e claro ajuda no maior entendimento da platéia.

É importante também atentar-se à sua aparência, para não chamar mais atenção do que seu discurso. Saias curtas, blusas decotadas e excesso de maquiagem dispersam a atenção das pessoas. Estar confortável é primordial, princialmente para não precisar ficar preocupado com a roupa subindo ou abrindo no palco.

Tentar deixar o texto mais claro e de fácil interpretação possível. Caso precise apresentar uma planilha, de repente entregá-la para o público ajuda bastante no acompanhamento e não fica cansativo para quem escuta. Na verdade, sempre que tiver dados numéricos, que não ficam claro nos slides, a melhor solução é disponibilizar à platéia.

O seu corpo fala e demostra como está se sentindo. Chegue cedo, conheça o local aonde vai ter a apresentação. se muito grande, como deverá ser sua voz, todos devem entender o que está falando. Movimentar-se com moderação pode ajudar uma possível tremedeira, porém com cautela. Se você demostra estar muito nervoso, as pessoas pensarão que não domina o assunto e você já vai perder credibilidade antes de começar. Tente ficar o mais calmo possível, respire e não pire (brincadeira). Demonstre confiança, apesar do medo.

E por fim, nesses momentos nosso corpo acaba expondo os medos e quase sempre quando não deve. Tente descobrir por que tem tanta apreensão nas apresentações e tente trabalhar esses medos. Todos somos capazes de fazer isso. Confiança é a palavra chave e o próximo passo é estar confortável com sua roupa, seu texto, etc. A palavra chave é preparação, com isso irá conseguir.

Espero ter ajudado!








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brincadeira de criança: saco sensorial

Resenha: Shampoo AcquaFlora

Brincadeira de criança: Pote da Calma