Férias em Gramado/RS

          
Este ano fui conhecer o Natal Luz na cidade de Gramado. O Natal Luz são espetáculos que acontecem anualmente reverenciando a data que é símbolo para os católicos e todos os que acreditam no Natal e no bom velhinho.

A cidade se prepara de tal forma para o evento que fica toda decorada e iluminada, inclusive o acendimento das luzes da cidade é uma apresentação que pode ser assistida por todos no centro da cidade. Enfeites, árvores de Natal e Renas estão espalhadas por toda parte, aliás há uma exposição de Renas decoradas permanente no centro da cidade.

Além da cidade, os gaúchos são extremamente simpáticos, prestativos, querem ajudar o turista e fazer com que ele se sinta bem à vontade. É impressionante a gentileza das pessoas e a limpeza da cidade, incrivelmente não encontramos um papel no chão, os banheiros públicos limpos e arrumados e toda cordialidade que nós turistas queremos receber.

Na parte da gastronomia a especialidade é chocolate e os famosos cafés coloniais, que nada mais é do que muita comida boa e bebida acompanhando. Outra especialidade são os queijos e vinhos, já que existem muitos vinhedos na região.

Mas nem tudo são flores. Um dos pontos negativos é que a frota de táxis da cidade conta somente com 35 carros (isso mesmo), e na temporada é impossível entrar num carro sem ficar horas na fila esperando. Por conta disso, os hotéis oferecem corridas com valores fechados, só que a exploração dos valores é grande, e se não ficamos espertos, eles fazem corridas por pessoa dentro do mesmo carro indo para o mesmo lugar, um absurdo! Uma corrida para o centro, por exemplo custa em torno de R$ 30,00, em 4 pessoas sairia R$ 120,00 para o grupo.

Outra particularidade da cidade é a quantidade de carne consumida, até aí, tudo bem, se não fossem utilizadas as peles como acento e encosto da cadeira nos restaurantes. Um horror, juro, não só porque sou vegetariana, mas pela crueldade com o animal. Além da grande quantidade de artigos em couro vendidas (tapetes, sapatos, gorros). Eu tenho muita dó dos animais e usa-los dessa forma é de extrema covardia.

Fora esses contratempos, quem quer como eu conhecer e entrar no espírito de Natal, vale muito a pena a viagem, é realmente um sonho essa magia que eles criam. Natal é a festa do ano que mais amo, adoro preparar a casa e curtir essa magia linda. Tiro foto com o papai noel sem vergonha nenhuma. Não devemos desacreditar de nossos sonhos, por mais tolos que sejam.


Abaixo algumas fotos da decoração da cidade.













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brincadeira de criança: saco sensorial

Resenha: Shampoo AcquaFlora

Brincadeira de criança: Pote da Calma