Respeitando Limites

Quais são seus limites? Já parou para responder essa pergunta? Ou simplesmente foi além do limite e entrou em crise? Normalmente focamos no que gostaríamos de ser, e não necessariamente em quem realmente somos. Isso leva ao famoso sentimento de vazio.

Todos nós temos limites físicos e emocionais e tudo sofrendo influencia externa o tempo todo. Isso acontece porque tentamos agradar as pessoas ou porque não estamos satisfeitos com nosso corpo e aparência.

Estamos vivendo uma era de muita informação, excessiva em alguns casos, pois você vê determinadas pessoas lindas e magras, ou pessoas no emprego dos sonhos, de repente você não quer desagradar às pessoas a sua volta e sempre faz tudo por elas, às vezes por aprovação até. Mas diante de toda essa informação, você acabada reagindo de uma forma que altera o seu equilíbrio.

Mas o que pode acontecer conosco?

No âmbito físico: o que mais tem na mídia são pessoas lindas, magras e com aquele cabelo de comercial de shampoo, e você quer ser como elas. As opções são entrar para uma academia, mudar a alimentação, beber menos de repente. Isso ainda é tranquilo, mas e se de repente o desespero bate e você acaba se tornando anoréxica ou bulimica? Quem está vivendo isso não percebe, mas esse assunto é muito sério e chega ao seu limite físico, em alguns casos levando a morte.

Ou do nada você vira rato de academia e quer ficar sarado em 1 mês e pega tão pesado que sofre uma lesão. Seu corpo está dizendo que é hora de parar. É importante antes de tudo conhecer seus limites e saber o quão está preparado para qualquer mudança física ou alimentícia. Fazer esportes é ótimo inclusive para nossa mente, mas em excesso, se tornando obsessão não é saudável e requer atenção. O descanso é importante para a mente e para a reposição hormonal, o que nos traz condições de continuar nossas atividades diárias.

No âmbito emocional: você sai de casa atrasado pro trabalho, no caminho tem um acidente e congestionamento horrível, chega tarde para uma reunião em que você tinha que apresentar os relatórios mensais com as metas da empresa. Como fazer isso, se você já chega cansado e estressado?

Nossos sentimentos e nossa mente não estão preparados para a rotina agitada que levamos diariamente. Isso sem contar ainda filhos, cônjuge, faculdade, assédio sexual ou moral no trabalho, cobranças por todos os lados, etc.

Se você não consegue um tempo de descanso para fazer algo prazeroso, pode entrar em um colapso nervoso ou em depressão.

A mente é quem comanda nosso corpo e nossa vida, e ela depende de como vivemos para dar os próximos passos, e assim continuamente. Nossos limites são a trégua de que precisamos de um tempo para qualquer coisa fora da zona de estresse. Tudo que fazemos em excesso é ruim, por isso temos que achar nosso ponto de equilíbrio para chegar na felicidade e ter uma vida saudável. E temos de lembrar que não vivemos sozinhos, e nossa saúde é importante também para o bom relacionamento com a sociedade, amigos e família. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brincadeira de criança: saco sensorial

Resenha: Shampoo AcquaFlora

Brincadeira de criança: Pote da Calma