Uma bebida incrível: Chá

Vamos começar com uma confissão: eu amo chá! Para mim o chá é um carinho no corpo ao final de um dia, além de relaxar, é um momento único.

Os primeiros europeus a ter contato com o chá foram os portugueses em 1543. Logo em sequencia a europeu começou a importar folhas, popularizando a bebida. Na Inglaterra foi Catarina de Bragança que iniciou o chá, ela era portuguesa, porém se casou com Carlos II da Inglaterra. Ela começou a patrocinar as Tea Parties, cerca de 1660, passando a ser apreciado por mulheres e posteriormente por homens.A partir daí criou-se o hábito do famoso Chá das Cinco.

Um dos chás mais famosos do mundo é o Twinings. Ele é o único que foi concedido pela Rainha Vitoria a sua Primeira Autorização Real, tornando-a fornecedora exclusiva da família real de 1837 até o presente. 

Beber chá é praticamente um evento social. Ele pode ser bebido durante o dia, mas principalmente pela manhã, por conter cafeína. Existem muitas cerimonias pelo mundo para consumir chá, em várias culturas, sendo a mais famosa a japonesa, podendo ser complexa e serena ou barulhenta e cheia de gente, chamada yum cha.

No Brasil o cultivo do chá começou no século XIX, porém mesmo com uma qualidade bastante competitiva não conseguiu obter tanto sucesso nacional, perdendo espaço para os chás da Ásia. Grande parte da produção ocorre na região do Vale do Ribeira em São Paulo, sendo a maior parte voltada para exportação.

Quase todos os chás encontrados popularmente são misturados e não puros, que são mais caros. Isso pode ser ruim, pois podemos comprar um produto achando que é de laranja, por exemplo, e ele possui aroma de laranja, entende a diferença. Temos que saber ver os rótulos para não sermos enganados.

Abaixo um vídeo que trata sobre esse assunto de chá não puros.




Após escolher o melhor chá, faça o seu ritual, afinal tomar chá é tão gostoso, vale muito a pena, é quase um abraço de tão aconchegante!

Fonte: História do chá

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brincadeira de criança: saco sensorial

Resenha: Shampoo AcquaFlora

Brincadeira de criança: Pote da Calma