Você sabe quando deve trocar as roupas de sua casa?

Durante o dia a dia utilizamos diversos itens em nossa casa como toalha de banho, de mesa, roupas de cama, pijamas e roupas íntimas. Mas você sabe quanto tempo pode usar até trocar por uma limpa?

Pode parecer engraçado, mas muitas pessoas não tem esse senso e usa os objetos por dias a fio. Mas essa troca é super importante, pois como não ficamos em casa o dia inteiro, quando saímos trazemos inúmeras bactérias para nosso lar.

Abaixo os itens que deve ser trocados frequentemente:

- pijamas: apesar de normalmente vestirmos a roupa para dormir após tomar banho, durante o sono soltamos células mortas, além do suor em virtude do calor que produz microrganismos que se alimentam dessas células. O ideal é efetuar a troca dos pijamas uma vez na semana.

- panos de prato: esse item deve ser trocado diariamente, pois quando utilizado fica úmido geralmente e deixamos secar, nesse processo é que as bactérias se proliferam, tornando-se abrigo para milhões de germes vivos. A troca deve ser realizada diariamente.

- toalha de mesa: primeiramente não se deve deixar aonde se realiza a refeição objetos trazidos da rua como chaves e celular. O ideal é ter toalhas de mesa impermeável que você consegue passar um pano antes das refeições. Caso não tenha, antes das refeições deve-se observar se a toalha está limpa para receber os alimentos. Estando suja, a troca deve ser imediata. Caso não, pode-se trocar a cada 3 dias.

- toalha de banho: o caso é parecido com os panos de prato, porém as toalhas quando passadas em nosso corpo fazer a limpeza das células mortas e as bactérias naturais do nosso corpo. Ao ficar quente e úmida faz com que se proliferem e espalhem. A troca deve ser a cada 3 dias. E nem pense em compartilhar toalhas, pois podem causar infecções de pele, micoses e feridas, cada um com a sua.

- lençóis e fronhas: as roupas de cama são criadouros para fungos e bactérias. Pois conforme falamos acima, quando dormimos soltamos as células mortas que ficam nos lençóis e por ser quente e muitas vezes úmidos, criadouros de bactérias.

- travesseiros: sabe aquele travesseiro que você ama e não troca por meses ou anos, então ele pode abrigar uma pequena ou grande família de bactérias. Muitas pessoas tem doenças respiratórias como rinite ou conjuntivite por falta de um travesseiro limpo. Mesma situação das anteriores, a gente dorme, sua e cria bactérias, que ficam felizes num ambiente quentinho. A troca deve ser a cada 6 meses pelo menos.

- escova de dentes: todos sabem que nossa boca, por mais que é feita higienização possui milhões de bactérias até vírus de uma gripe por exemplo. É recomendada a troca a cada 3 semanas. E compartilhar jamais!

 - roupas íntimas: por incrível que pareça existem pessoas que não fazem essa troca regularmente. A região íntima tende a ser muito quente por ficar muito tempo de calça, principalmente os homens, o que faz criar germes, bactérias, fungos e até protozoários. não realizar essa troca regularmente pode desencadear doenças como infecção urinária, até infeção no sangue. Principalmente para quem trabalha ou passa grande parte do seu dia fora, acaba utilizando banheiros comunitários, utilizados por pessoas diferentes, com os mais diversos hábitos de higiene e isso acaba sendo trazido para você. Essa troca de roupas deve ser diária.

A intenção desse post não é deixar ninguém neurótico, mas alguns itens são importantíssimos se realizar a troca, temos que pensar que todas essas peças estão em contato com nosso corpo e as bactérias conseguem fazer esse transito facilmente. Então o importante é se cuidar acima de tudo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Brincadeira de criança: saco sensorial

Resenha: Shampoo AcquaFlora

Brincadeira de criança: Pote da Calma